segunda-feira, 16 de julho de 2012

A Ferradura


A ferradura é, por certo, um dos mais populares objetos dos quais se vale a crença supersticiosa. Poucas são as pessoas que negam a opinião geral de que a ferradura é um talismã de boa sorte.

Dá sorte achar uma ferradura na rua e levá-la para dentro de casa, pregando-a sobre a porta, com as pontas voltadas para cima.

Também se pode colocar a ferradura voltada para um dos lados, de modo a formar a letra C, inicial de Cristo.

Para muitos, o formato da ferradura simboliza o céu e o telhado da casa, representando, assim, a vida material e espiritual do homem.

O poder da ferradura deriva do fato de ter sido criada no fogo sagrado, e feita com o ferro – metal igualmente sagrado.

Antigamente acreditava-se que a ferradura era fixada, com pregos, no casco dos animais, e estes não sentiam dor, simplesmente por se tratar de um objeto poderoso.
Dizem que a origem da crença na ferradura começou na Grécia antiga. Primeiro porque era feito de ferro, elementos que os gregos acreditavam proteger contra todo mal. Além disso, seu formato lembrava a Lua crescente, símbolo de fertilidade e prosperidade. Os romanos, herdeiros de boa parte das tradições gregas, adotaram também esta superstição e a passaram adiante. A tradição manda colocar a ferradura no alto da porta, com as pontas viradas para cima, senão a sorte vai embora. Há países, como a Espanha, em que acredita-se que a ferradura deve apontar para baixo, para que a sorte se espalhe por toda a casa, enfim, a ferradura simboliza energia e sorte. É usado para atrair energia positiva e boa sorte. A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos tem a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta a má sorte


Nenhum comentário:

Postar um comentário