segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Festa da Familia Sbano

Dia 27 de outubro foi a festa da familia sbano, pena que não deu pra tirar muitas fotos....











Roda Cigana

A roda cigana simboliza a Samsara, representando o ir e vir, o circular, o passar por diversos estados, o ciclo da vida, morte e renascimento, e é usada para atrair a grande consciência, a evolução, o equilíbrio.


domingo, 13 de janeiro de 2013

Caixinha com baralho cigano 2

O baralho cigano Lenormand. É constituído por 36 cartas numeradas e relacionadas aos 4 naipes que constituem a cartomancia..esses 4 naipes, copas, ouros, espadas e paus correspondem aos 4 elementos, água ,terra, fogo e ar.Que por sua vez esses elementos representam a emoção, a matéria , o espírito e a razão.


Caixinha com baralho cigano

Existem duas versões da origem do baralho cigano. Na primeira, o baralho estaria ligado a cartomante francesa Petit Lenormand. Este baralho composto de 36 cartas foi criado por Anne Marie Adelaide Lenormand nascida na cidade de Alençon, em 1772. Lenormand ficou famosa pela precisão de suas previsões, atendendo a figuras ilustres da realeza da França. Além de cartomante, Mademoiselle Lenormand era astróloga, quiromante, numeróloga e tinha muitos outros conhecimentos como geomancia, dominomancia, cafeomancia. Ela revolucionou o conhecimento da Cartomancia, na época, utilizando flores, ervas e talismãs junto com seu jogo de cartas. Com seu desencarne, em 25 de junho de 1843, muita desta sabedoria desapareceu com ela. Somente cinqüenta anos depois, alguns manuscritos de Lenormand foram recuperados e mais tarde divulgados.
Na segunda versão, o Baralho Cigano Lenormand, teria sido descoberto e propagado pelo povo Cigano. Através do seu modo singular de vida migrando de um lugar para outro, eles popularizaram seu jogo de cartas com figuras singelas e de fácil entendimento. Foi desse mesmo modo, que este povo nômade, nos presenteou com a expansão de muitas outras artes advinhatórias, como a Quiromancia, por exemplo, originária da Índia.



Medalha de Santa Sara

Santa Sara Kali é a padroeira dos roma (ciganos).
O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como “princesa” e outras “senhora”. Já o Kali significa "negra", da língua indiana sânscrito, pela sua tez ser escura. Seu culto se liga ao das Virgens Negras.
As lendas a identificam como a serva de uma das três mulheres de nome Maria que estavam presentes à crucificação de Jesus.
Algumas falam que ela seria serva e parteira auxiliar de Maria, e que Jesus, por esta te-lo trazido ao mundo, teria uma alta estima por ela. Outras, que era serva de Maria Madalena. Seu centro de culto é a cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, na França, onde ela teria chegado junto com Maria Jacobina, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro e Maxíminio. Eles teriam sido jogados no mar em um barco sem remos nem provisões, e Sara teria rezado e prometido que se chegassem a salvo em algum lugar ela passaria o resto de seus dias com a cabeça coberta por um lenço. Eles depois disso chegaram a Saintes-Maries, onde algumas lendas dizem, foram amparadas por um grupo de ciganos.
A imagem de Santa Sara fica na cripta da igreja de Saint Michel, onde estariam depositados seus ossos.